Proposta Pedagógica

Quer colaborar? Clique aqui e saiba como.

:: Propósta Pedagógica ::

A proposta Pedagógica do Centro de Educação e Assistência “Santo Antônio de Pádua” está fundamentada na abordagem Sócio Interacionista, que foi criada pelo psicólogo russo Lev Semenovich Vygotsky (1896/1934).
O Sociointeracionismo está alicerçado sobre o plano das interações, ou seja, a aprendizagem acontece em contextos históricos, sociais e culturais. Seguindo esta abordagem o conhecimento real da criança é o ponto de partida para o conhecimento potencial.

O ensino-aprendizagem da criança se dá por meio do seu convívio social e da interação com outras pessoas, assim podendo construir seu próprio conhecimento e transformando o seu meio social.
Nesta proposta pedagógica o professor é o mediador, onde ele auxilia e conduz o aluno até o aprendizado, seu papel em sala de aula é de um estimulador da aprendizagem.

Segundo Vigotsky “O ser humano só adquire cultura, linguagem, desenvolve o raciocínio se estiver inserido no meio com os outros. A criança só vai se desenvolver historicamente se inserida no meio social”. Ou seja, o aluno utiliza os seus conhecimentos para trocar experiências e assim ampliar a sua aprendizagem.

A bagagem histórica da criança deve ser respeitada sendo o ponto de partida para a sua aprendizagem. Portanto, o Centro de Educação e Assistência Santo Antônio de Pádua defende e acredita que a criança aprende identificando-se, imitando, brincando, fazendo analogias, codifica, decodifica, busca significados em um ambiente social que o vê como ser único, valorizando seu próprio saber em busca da construção de conhecimentos.